#MARCAS E PARCERIAS

Não estranhem o tema deste Post nem o “desenquadramento” que aparentemente pode ter por aqui.

Mas achei importante esclarecer um conjunto de questões, cada vez mais recorrentes, e que podem levantar dúvidas a quem me segue há mais tempo.

Quando criei o perfil da “missfit” no Instagram em 2014, nunca imaginei o crescimento que iria ter.

Quem me segue desde essa altura , sabe que comecei por nunca aparecer nas fotos. Por colocar, inclusivamente, uma máscara de tigre para não revelar a minha identidade.

O motivo? Não queria que se soubesse quem era.

A “missfit” era uma personagem que dava dicas relacionadas com o treino e alimentação saudável e passava o seu exemplo através das fotos que publicava. O importante era a rotina que partilhava e não a identidade “por trás da máscara”.

IMG_5703

O projeto cresceu muito. Comecei a receber convites para entrevistas, para trabalhos fotográficos com algumas marcas, e tive “obrigatoriamente” de aparecer e revelar que atrás da “missfit” estava a Mariana Rocha.

Nunca me passou pela cabeça que o Instagram podia ser uma plataforma com o impacto que tem hoje.

Lembro-me da primeira vez que uma marca de roupa desportiva me ofereceu umas leggings e de como fiquei sem jeito sem saber como reagir.

Lembro-me do primeiro restaurante que me ofereceu uma refeição, e do meu ar de pânico na altura de ter de ir embora sem pagar.

Nos últimos 4 anos imensa coisa mudou. As marcas começaram a apostar no mundo digital, e nas chamadas “influencers” (detesto esta palavra)…

Aquilo que sempre fiz de forma natural, passou a ser um trabalho a tempo inteiro para muita gente.

Eu preferi manter o meu trabalho “oficial”, como Gestora de Projeto e continuar a ser “Instagramer” e “Blogger” de forma lúdica.

Atenção! Produzir conteúdos dá muito trabalho! Produzir conteúdos com qualidade exige tempo e investimento: câmaras fotográficas, luzes, cenários,…

É por falta desta disponibilidade temporal que fico tanto tempo sem escrever no Blog…

Acho justo que este trabalho, feito de forma profissional, seja remunerado e é por isso que, algumas vezes, já aceitei parcerias pagas.

#Parcerias remuneradas

A primeira coisa que quero deixar clara é que o facto de ser uma “parceria paga” não significa que não seja verdadeira.

Não me “pagam para dizer o que a marca quer”. Pagam-me para experimentar um produto e divulga-lo dando a minha opinião.

Só escrevo e partilho aquilo que quero.

Já recusei algumas propostas remuneradas por não acreditar no produto que me apresentam, já falei de imensos produtos sem que me pagassem um tostão, simplesmente porque gosto e achei interessante divulgar.

#Oferta de Produtos

Há ainda as situações em que as marcas me oferecem produto. Não me pedem nenhuma contrapartida em concreto. Esperam que use, experimente e, caso ache interessante, que o divulgue nas minhas plataformas.

Não tenho por hábito fazer “unboxings”. Faço alguns. Os que me entusiasmam e os que considero serem mais interessantes.

#Códigos Promocionais

Os códigos promocionais são uma forma que as marcas encontraram para crescer e se promoverem, dando vantagens a quem compra (vocês que usufruem do desconto % ) e a quem divulga a marca e o código (nós que recebemos uma comissão).

Esta comissão é simbólica. Um “mimo” por ajudarmos a marca a crescer. Pouco significativa financeiramente (pelo menos, para mim..)

Eu, que detesto massacrar quem me segue com códigos promocionais, e, por isso, não tiro grandes vantagens disso, mas divulgo alguns códigos semanalmente, de marcas que gosto, que considero práticas e que vos podem interessar de alguma forma.

Mais uma vez, os produtos que divulgo com código são produtos que eu gosto e consumo.

Dou-vos o exemplo da Prozis que distribuiu códigos de desconto por TODA a gente.

Eu também tenho o código, eu também divulgo o código, eu própria utilizo o código, mas uso-o para partilhar apenas os produtos da Prozis que eu gosto e consumo. Não vos vou “tentar vender” Whey’s, Vitaminas em pastilhas, Queimadores de gordura… Mas de certeza que vão encontrar nas minhas publicações Manteigas de Amendoim, Claras de Ovo, Frutos Secos, Snacks em barra, produtos que encomendo para mim e consumo quase todos os dias.

#Transparência e sinceridade

O facto de não ter como único trabalho o Instagram e o Blog permite-me ser muito sincera e seletiva nas minhas partilhas.

Já perdi o apoio de algumas marcas por isso, mas continuo a fazer o meu trabalho da maneira que mais gosto.

Isto tudo para vos dizer o quê?

A partir de hoje, todas as publicações que faça, quer no Instagram, quer no Blog, vão ser identificadas com Hashtags clarificadoras, para perceberem exatamente se se trata de uma publicação espontânea, de uma publicação com um produto oferecido (#oferta) , código de desconto (#códigomiss) ou de uma publicação paga (#ad).

Prefiro que haja esta transparência para que saibam o que está do outro lado, com a certeza que, independentemente do tipo de publicação que for, vai ser uma escolha e opinião minha e, se não acreditar no que estou a partilhar, não o farei.

img-9437-facetune-13-11-2018-07-34-46-e1542095356751.jpg

Gosto muito de vos ter desse lado!

Gosto, sobretudo, das ligações que se criam, das amizades que nascem, de perceber que de alguma forma “inspirei” alguém a procurar uma vida mais equilibrada.

Não pensem que nos pagam fortunas para fazer Posts no Instagram…

Não pensem que ter um Blog e muitos seguidores nos traz grandes vantagens…

Sou muito grata por todos os mimos e oportunidades que as marcas me têm proporcionado ao longo destes 4 anos. Mas sou, sobretudo, muito agradecida pelas pessoas que tenho conhecido e pelas amizades que tenho consolidado.

Se continuo, por aqui, é porque me dá um enorme gozo!

Estou com muita vontade de reforçar a comunicação no Instagram e no Blog, com a partilha mais periódica que assuntos que penso que podem ser do vosso interesse, e de bocadinhos importantes da minha vida!

Espero que vá de encontro ao que esperam e que reforcemos esta ligação.

Obrigada, do fundo do coração, por estarem desse lado!

Um beijo enorme,

 @missfit.insta – Mariana Rocha

6 thoughts on “#MARCAS E PARCERIAS

  1. Mom descomplicada says:

    Sabes que nem sempre quem anda neste mundo virtual tem a capacidade de assumir isto. E, ainda mais, ter a capacidade de apenas escrever se gostar do produto ou recusar algum tipo de oferta caso não se identifique. O que vejo muitas vezes por aqui é uma ânsia de se ser apelidado de “influencer” e depois se perder alguma da originalidade e individualidade que nos tinha feito seguir aquela pessoa. Reconheço que, para quem quiser fazer de um blog ou Instagram algo mais profissional, há que estabelecer determinadas linhas para aquilo que pretende. Mas nunca sem se perder a essência, a meu ver. Sou das que te sigo desde o tempo de cara de tigre 😉

    Beijinhos

Deixar uma resposta