#PRIMEIRA SEMANA DO ANO

Eu sei que hoje é dia 11 e que o mês não começou esta semana.
Mas para muita gente, esta foi a primeira semana a sério do ano.
Depois das festas, depois das férias, o momento do regresso ao trabalho e às rotinas.

Tenho a certeza que para muitos de vocês foi uma semana longa…
Daquelas que teimam em passar.
O mês de Janeiro é mesmo assim, teimoso. Apesar de ter os mesmos 31 dias de tantos outros, insiste em parecer o mais longo do ano.

Ao contrário do que me tem acontecido nos últimos anos, senti que esta semana passou a correr.

Mudei de rotinas, mudei de cidade.
Foi a minha primeira semana inteirinha em Lisboa, sem viagens nem visitas estratégicas, ao fim de semana, ao Porto. Foi a semana em que tomei consciência de que a minha vida mudou mesmo e que 2019 vai ser um ano especial.

A estreia do Programa da Cristina também ajudou.
(Eu sei. Não estavam à espera disto.
Pensavam que ia falar de resoluções para 2019, de expectativas, de objetivos… e eu “atiro-vos” com o assunto mais badalado dos últimos dias.)
Mas a verdade é que o arranque oficial da Cristina na SIC abalou o país e monopolizou vários dos assuntos debatidos nesta semana.

#PROGRAMA DA CRISTINA
Infelizmente, o meu horário de trabalho não me permite assistir ao programa diáriamente.
Fui sabendo do que ia acontecendo via redes sociais, via partilhas, via “discussões de tudo e mais alguma coisa”, seja porque o Presidente Marcelo ligou à Cristina, seja porque foi lançado um desafio aos Portugueses de perder 3kg em 15 dias…

Adorei assistir a tudo “de bancada”.
Passei a semana entretida a constatar a necessidade que toda a gente tem em criticar, em emitir opiniões, em partilhar, sem restrições, o que no seu entendimento está bem ou está mal.

Não vejo mal nenhum nisso.
Acho óptimo que sejamos interventivos, capazes de analisar e formular opiniões, só não concordo com a forma como o estamos a fazer.

Quando me estreei nas redes sociais, o Instagram era um lugar tranquilo, onde quem lá estava partilhava por gosto e sem grandes pretensões.
Hoje em dia parece que anda tudo em “guerra”.
Vejo post por todo lado a criticar tudo e todos, Instastories partilhados e repartilhados “indignados” porque o “não sei quantos” disse “isto ou aquilo” e toda a gente sabe “que não é nada assim…”

Estou a falar concretamente do Desafio Perca 3 Quilos em 15 Dias.

Malta, “take it easy…”

#DESAIO PERCA 3 QUILOS EM 15 DIAS
Pessoalmente, não sou grande fã deste tipo de desafios “generalistas”.
Tudo o que seja “prescrito” de forma global, sem um estudo personalizado do nosso “caso”, das nossas necessidades e objetivos, não costuma dar resultados muito consistentes.
Falo de planos de nutrição, planos de treino,… mas podia falar de tantas outras coisas que só fazem sentido quando são pensadas por profissionais, especificamente para cada um de nós.

Mas estamos a falar de um programa de televisão.
Estamos a falar de uma plataforma que não permite “costumizar” dietas ou seja o que for.

Felizmente, a Cristina foi buscar um nutricionista equilibrado, muito experiente e conhecedor, que não precisa de exposição, nem de provar a ninguém o que sabe.

O desafio foi lançado com uma pequena explicação prévia, dizendo que o que seria apresentado não era plano para ser seguido “para sempre”, que se tratava de uma prescrição mais restritiva, e que mais importante do que entrar em dietas é procurar uma “Reeducação alimentar”.
Além disso, foram dadas algumas dicas importantes sobre Gorduras, Hidratos, Proteínas e Calorias… Falou-se sobre o mito de que as “gorduras boas não fazem mal”…

Seguramente que o Dr. Pedro Carvalho, ao aceitar o convite, sabia que se estava a “pôr a jeito”.
O tempo na televisão é curto para se explicar tudo ao detalhe, o mediatismo é enorme, e a “inveja” é proporcional às audiências do programa.
Mas valerá a pena tanto alarido?

Eu vejo as coisas pelo lado positivo.
Com mais ou menos imperfeições, este é um desafio que motiva as pessoas a ser mais saudáveis e equilibradas e a procurar melhores opções.
A fazer várias refeições por dia e a não concentrar tudo o que comem por dia ao almoço e ao jantar.
Vai chegar, seguramente, a uma audiência vastíssima. E se estamos a promover saúde, porque não?

O Dr. Pedro Carvalho não disse em nenhum momento que aquele é um plano perfeito. A receita milagrosa para todos os que querem emagrecer e ficar em forma.
Se é demasiado restrito? Provavelmente é um bocadinho. Mas o pressuposto é ser feito apenas durante 15 dias, não nos podemos esquecer disso.

Quem quiser saber mais sobre este desafio, deve seguir o perfil do Instagram do Programa da Cristina: @oprogramadacristinasic
https://www.instagram.com/oprogramadacristinasic/

Quem quiser saber mais sobre nutrição, em geral, deve seguir o Dr. Pedro Carvalho: @pedrocarvalhonutrition
https://www.instagram.com/pedrocarvalhonutrition/

Se pudesse pedir (mais) um desejo para 2019, seria o regresso da “paz” ao Instagram.
Deve ser por não ter uma opinião “dramática” sobre os assuntos, que o meu impacto nas redes sociais tem vindo a diminuir.
Mas eu sou mesmo assim.

Que a vida me permita continuar a ver sempre a metade “cheia” do copo e o lado positivo das coisas.

Desejo-vos um 2019 muito feliz, equilibrado e, sobretudo, cheio de sorrisos!
Vamos deixar de ser constantemente “resmungões”?

Um grande beijinho,
Mariana – @missfit.insta

Deixar uma resposta