#PERSONAL ORGANIZER

Não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas confesso que tenho um carinho especial por tudo o que implique arrumar, catalogar, definir um lugar para cada coisa.
Infelizmente, a correria do dia-a-dia nem sempre me deixa manter a casa organizada como gostava. Mas se houve coisa que aprendi ao viver com o P. num T1, é que se tudo estiver arrumado, o espaço quase que duplica!

Já conhecia pelo Instagram o Trabalho das meninas do Personal Organizer.

http://www.personalorganizer.pt/

Acompanhava, fascinada, a magia que faziam nos closets de algumas celebridades. A forma como dobravam as peças de roupa, como as organizavam, como as distribuíam pelos espaços…

Falei com elas para saber se também faziam “milagres” em casas mais pequenas! E responderam-me logo que sim! 🙂
Marcamos uma reunião, ainda na casa antiga, para perceberem o volume de roupa em causa e o espaço disponível que teríamos na casa nova.
Como ainda tinha um número significativo de caixas para levar de uma casa para a outra, aconselharam-me um serviço de mudanças, que foi das melhores coisas que tive neste processo.
(Podem saber tudo sobre o Sr. Vítor das mudanças aqui:
https://missfitteam.blog/2019/08/08/mudar-de-casa-no-final-da-gravidez-guia-de-sobrevivencia/ )

Decidimos, nesta fase, que só queríamos organizar as roupas da M.(ãe) e do P.(ai). As roupinhas da Alice estão quase todas no Porto e, apesar de tudo, ainda têm bastante espaço nas cómodas que comprámos para o quartinho dela.

Projecto “arrumação”
O trabalho das Personal Organizer depende muito do volume de roupa em causa e do espaço que temos à nossa disposição.
Cada caso é um caso, e todos os projetos arrancam com uma reunião em nossa casa para terem uma melhor percepção do trabalho envolvido.
É difícil dizer, à partida, quanto custa o serviço, porque nunca sabemos, ao certo, como as coisas vão correr. Mas é-nos sempre apresentado um orçamento.
No nosso caso, foi estimado um dia inteiro de trabalho, com duas meninas a tratar de tudo. E acabou mesmo por se um dia bem cheio, das 10h às 20h!

Muito mais do que dobrar ou ensinar a dobrar roupa, as Personal Organizer estudam a melhor forma de optimizar os espaços. Seja com “colmeias”, caixas, prateleiras, duplicação de varões nos armários, cabides específicos…

Perguntam o que funciona melhor para nós, o que queremos ter mais acessível e fazem pequenos trabalhos de adaptação dos espaços, de forma a deixar tudo o melhor possível.

Começamos por distribuir as roupas, mais ou menos, por tipos.
Tudo o que dá para pendurar, é colocado em cabides nos charriots que trazem consigo.

Depois começamos a organizar a roupa nos seus novos lugares: gavetas, prateleiras, varões…

No nosso caso, alteramos a posição de uma prateleira do roupeiro e colocamos mais um varão. Não imaginam o espaço que ganhámos.
Conseguimos tratar de tudo, incluindo a “bricolage” necessária, numa tarde:
O senhor veio medir o armário, comprou o material e montou tudo enquanto as meninas da Personal Organizer tratavam do resto das roupas.

As imagens do “Antes e Depois” falam por si!

O cuidado em adaptar tudo a cada casa está sempre presente.
Com a minha gravidez e posterior nascimento da Alice, sugeriram que não guardasse as minhas roupas em locais muito baixos.
Deixa-mos os gavetões do meu lado da cama vazios, e preferimos preencher com colmeias a prateleira nova que montamos para o 2ª varão do guarda-vestidos, para ter tudo à mão, de forma mais acessível.

O P. estava bastante reticente, mas já está quase convencido.
Depois de ver a roupa dele tão arrumada e organizada por cores, não quer outra coisa!
Havendo um lugar para cada peça de roupa, tudo se torna mais fácil. E as dobragens não são muito complicadas, até ele já admitiu! 🙂

Ensinam-nos a dobrar, deixam-nos moldes de apoio e regressam passado umas semanas, para saber se nos adaptámos à nova organização e para orientar a empregada doméstica à nova rotina, se for caso disso.

Serviços da Personal Organizer
Personalização
Os serviços da Personal Organizer são altamente personalizados.
Antes de orçamentarem o trabalho visitam a casa, tentam perceber a quantidade de roupa e o espaço disponível.
Não existem duas casas iguais.
Mesmo as soluções de organização que utilizam, caixas, colmeias… são fabricadas com as medidas certas a pensar no espaço disponível. A ideia é sempre optimizar ao máximo todos os cantinhos.

Adaptação
As meninas da Personal Organizer estão preparadas para todas as situações. No meio do caos das roupas, não há stress que as aflija.
Durante os processos de organização, há sempre surpresas e ajustes de última hora. No meu caso, pelo facto de ter sido possível montar um 2ª varão e prateleira que aumentaram imenso a arrumação, foi necessário trocar os todos os cabides que tínhamos pensado.

Inicialmente a Personal Organizer recomendou-me comprar os cabides de veludo da Primark – 6€/10 uni, por ocuparem pouco espaço e serem bastante resistentes.
Com a colocação do 2ª varão no guarda vestidos, percebemos que estes cabides eram muito “altos” e que para ganhar espaço debaixo das roupas, era melhor usarmos um cabide com menor altura e trocámos todos para os cabides de plástico do IKEA – 1,50€/10 unidades.
São ligeiramente mais frágeis, mas como só carregam uma peça de roupa, servem perfeitamente.
Para não ficar com o prejuízo, a Personal Organizer comprou-me os cabides da Primark, para utilizar noutras remodelações.
(Podemos optar por ser nós a comprar o material, ou pedir à Personal Organizer que trate de tudo.)

Colmeias e Moldes
Quem anda um bocadinho mais atenta a estas questões da organização, de certeza que já viu closets preenchidos com colmeias e os moldes que nos ajudam a dobrar.

As colmeias são, seguramente, as coisas mais práticas do mundo.
Mesmo que não tenhamos paciência para dobrar tudo direitinho, como há um espaço para cada coisa, conseguimos organizar as roupas com grande facilidade.
E existem colmeias para tudo: Cuecas, meias, T-shirts, leggings,…
São ideais para quem tem muita roupa de desporto e roupa mais simples.

A Personal Organizer fabrica estas colmeias e, por isso, pode desenhá-las à medida da nossa casa. Acabamos por usar colmeias de 12cm, 15cm e 20cm, mas qualquer tamanho é possível.

Os moldes também são uma ajuda preciosa.
As dobragens “assustam” inicialmente, mas não são tão complicadas como parecem. Por vezes basta só usarmos o molde para sabermos a largura que temos de dar, e o resto acontece naturalmente.
Podemos fazer a dobra em “envelope” ou normal, é como preferirem.
Os moldes apenas garantem que todas as peças daquele espaço ficam com a mesma dimensão.

Eu aproveitei os moldes que a Personal Organizer me deixou para organizar a roupinha da Alice do quarto do Porto. E acho que não me safei nada mal! 🙂
O processo da organização, é mesmo uma aprendizagem, e podemos aplicá-lo em todo o lado e a todo o tipo de peças!

Encomendas
Se se sentirem com vontade de organizar o vosso guarda-roupa e capazes de fazer este trabalho sozinhas, podem encomendar à Personal Organizer os moldes e as colmeias.
Basta falarem com elas pelo Instagram @personalorganizer.pt ou enviar email: info@personalorganizer.pt .

Faça vocês mesmo
Deixo-vos ficar dois vídeos com a dobragem de T-shirts e de Leggins, que podemos adaptar a quase todas as peças de roupa: Camisolas, calças, lenços, tops…
Vão perceber como é simples e acessível a todos!

Dobragem de Leggings

Espero que se tenham entusiasmado tanto como eu.
Este tipo de serviço não é barato, mas vale MUITO a pena!
Ficámos com a casa arrumada e ganhámos imenso espaço.
(Não sei como, mas ainda sobraram gavetas debaixo da cama…)

A minha vontade era contratar as meninas da Personal Organizer para a casa toda: despensa, cozinha, casa da banho,… mas dei prioridade às nossas roupas para o orçamento não disparar.
O próximo passo vão ser as roupinhas da Alice quando regressarmos a Lisboa! 🙂

Um grande beijinho,
Mariana – @missfit.insta

2 thoughts on “#PERSONAL ORGANIZER

Deixar uma resposta